File de Saint Peter a Portuguesa

 

Nada mais gostoso do que um peixe no forno regado com muito azeite. O File de Saint Peter a Portuguesa é uma receita fácil e simples, eu aproveitei a Sexta Santa para fazer aqui em casa.

Essa receita pela sua praticidade você pode fazer a qualquer hora.

A minha receita mistura um pouco da minha cabeça, algo da internet e talvez alguma coisa que tenha visto num programa de culinária, por isso ela não é exata e precisa, contudo o que precisamos na cozinha é de amor e isso a minha receita tem de sobra.

Ingredientes:

Para assar o peixe:

⇒1Kg de file de Saint Peter;

⇒1 Pimentão Vermelho;

⇒1 Pimentão Amarelo;

⇒1 Pimentão Verde;

⇒2 Cebolas Roxas;

⇒1,5Kg de Batata;

⇒100Gr de Azeitona;

⇒4 ovos;

⇒Papel Aluminio;

⇒Azeite de boa qualidade.

Para temperar o peixe:

⇒1 Laranja;

⇒2 Limões;

⇒6 Folhas de louro;

⇒Cheiro Verde, sal e pimenta à gosto .

Modo de fazer:

Eu deixei o peixe marinando por mais ou menos 2 horas nos ingredientes para temperar o peixe.

Para assar, corte as batatas em rodelas fina (caso não consiga cortar tão fino, pode cozinha-las antes, se não, não é necessário). Depois as cebolas e os pimentões, também em rodelas finas.

Monte na forma a primeira camada de batata, depois regue com bastante azeite, sal e pimenta, se quiser pode colocar algum tempero para legumes, assim você deixa as batatas mais saborosas.

A segunda camada é de cebola, regue novamente com azeite e coloque mais sal e pimenta.

A terceira camada é de pimentões você coloca um pouco de cada cor, dessa maneira fica mais  bonito, e novamente azeite.

A última camada é o peixe com as azeitonas. Cubra a travessa com papel alumínio. Coloque no forno por 30 minutos em temperatura média para alta, não se esqueça de que todo forno/fogão tem duas particularidades, de qualquer maneira você sabe que  o peixe assa rápido, então com certeza não deve ficar muito tempo.

Quanto ao ovo, você cozinha em quanto o peixe assa, eu coloco o ovo na água e calculo 14 minutos e para mim, fica no ponto perfeito.

Depois de assar o peixe você retira, corte os ovos em duas partes e separe-os na travessa, para finalizar mais azeite, está pronto, é só servir.

Related Post

Deixe uma resposta